Mestre Cardoso

José Ribamar Cardoso é o nome completo de Mestre Cardoso, amo do boi Ouro Fino, da cidade de Ourém (PA). Cardoso nasceu na Parnaíba, Piauí, em 4 de janeiro de 1933, filho de João Cândido Cardoso e Maria Francisca Cardoso. Aos dez anos começou a brincar em bois tradicionais da região, entre eles os de Martiliano, Chico Camilo, Antônio Leal e José Calebre. Com o parceiro e amigo de escola Geraldo Magela do Carmo, montou aos 14 anos o Boi Dominante. O ano era 1947.

Com 20 anos vai para Coroatá, no Maranhão, onde conhece sua esposa Raimunda Lima da Silva. Com ela teve 14 filhos, dos quais seis sobreviveram. Em 1954, com 21 anos, muda-se para Carutapera. Logo depois chega no Pará, morando em Viseu, Bragança e Capitão Poço, até vir para Ourém em 1993, onde está até hoje. E até hoje, como faz há quase seis décadas, Cardoso coloca o boi para brincar todos os anos.

Cardoso trabalhou como agricultor e vaqueiro nas diversas regiões onde morou. Em 2005 gravou o seu primeiro CD (Galo de Campina), pelo selo FGC Produções Independentes. Em 2006, ao lado do boi Flor-do-Campo, participou do primeiro volume da coleção de discos "Bois de Ourém" (produzido pelo mesmo selo). E em 2008, através do projeto Caravana da Imagem, foi o personagem central do documentário "O Lavrador de Toadas".

Fonte: http://www.fabiocavalcante.com/cardoso.php

Baixe aqui o álbum "Toadas do Ouro Fino pra 2008"

Baixe aqui o álbum "Bois de Ourém Vol. 01"

Baixe aqui o álbum "Galo de Campina"



Baixe aqui o Ep "O RE X PA do Mestre Cardoso"