Páginas

Compositores Paraenses dos Séculos XIX e XX

O CD reúne 13 músicas de sete compositores paraenses, que vão desde os conhecidos maestros Waldemar Henrique e Altino Pimenta até o totalmente inédito em registros fonográficos Clemente Ferreira Júnior, convertendo-se no primeiro registro em disco dessas composições. São três compositores do século XIX. Além de Clemente, foram gravados Meneleu Campos e Henrique Gurjão. Do século XX, foram gravados Waldemar Henrique, Altino Pimenta, Araújo Pinheiro e Wilson Fonseca.


O disco abre com o Madrigal da UEPA, sob a regência de Milton Monte, executando Ave Maria, de Henrique Gurjão, e encerra com "Valsinha em Si menor", com o trio violino (Paulo Keuffer), violoncelo (Arthur Alves) e piano (Eliana Cutrim). O registro fonográfico desses compositores é fruto de um trabalho cuidadoso desenvolvido pelo Núcleo de Arte e Cultura da UEPA, com a participação dos professores dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música da universidade, com o apoio da Secretaria de Cultura do Pará (Secult).

Baixe aqui o álbum "Compositores Paraenses dos Séculos XIX e XX"

2 comentários:

  1. Pô Azul, sensacional ver um post aqui falando desse tipo de CD também, lembrando dos grandes momentos eruditos do Pará - que não são poucos. E orgulho especial de ver meu avô, Araújo Pinheiro, nessa lista.

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Gente, a musica paraense é sensacional. Faz-se necessário torná-la conhecida.
    Preciso saber mais a respeito desses emeritos compositores e musicos, do passado e do presente.
    Se possivel enviem-me mais dados.
    Produzo e apresento um programa radiofonico na Terra Fm, 104.9, de Capitão Poço, de 22 a zero hora. A partir das 23 toco só instrumentais e privilegio a musica nossa, mas preciso de dados para nostrar ao ouvinte a origem das peças mostradas.
    Tenho uma relativamente boa audiencia por se tratar de melodias pouco conhecidas.
    Se puderem me ajudar, fico grato além de dar o credito devido na divulgação.
    Parabéns pelo trabalho e dedicação.

    ResponderExcluir