Páginas

Vicente Salles




“Nasceu na Vila de Caripi [em 27 de novembro de 1931], município de Igarapé-Açu, nordeste do Pará. O interesse por literatura, música e folclore começou bem cedo. Seus primeiros trabalhos foram publicados no jornal A província do Pará.
Foi o poeta Bruno de Menezes quem apresentou a Vicente os grupos populares de Belém, batuques, pássaros e bumbas. Em 1954, Vicente Salles começou sua peregrinação pelo interior do Pará, pesquisando a história das bandas de música e carimbó. Nesse mesmo ano, decidiu morar no Rio de Janeiro.
Estudou jornalismo, colaborou com jornais e revistas nacionais e ba-charelou-se em Ciências Sociais, pela Faculdade Nacional de Filosofia.

 
Vicente sempre esteve à frente das campanhas de defesa do folclore brasileiro. Trabalhou no Conselho Federal de Cultura e foi eleito membro do Conselho de Música Popular do Museu de Imagem e Som do Rio de Janeiro. Paralelamente às atividades de servidor público, foi professor no Instituto Villa-Lobos, RJ e na Faculdade de Artes do Distrito Federal.
Na direção do Museu da Universidade Federal do Pará, Vicente implantou projetos de pesquisa sobre cultura popular, mapeamento dos quilombos paraenses e continuou organizando o seu acervo de partituras manuscritas e impressas, discos, fitas, imagens, livros, folhetos e recorte de jornais.
Em 1974, foi morar em Brasília. Participou de vários projetos culturais, que resultaram na publicação do Atlas Cultural do Brasil, além de iniciar a produção de discos da coleção Documentário Sonoro do Folclore Brasileiro.
O resultado de uma vida dedicada à cultura do Brasil são 18 livros publicados, 37 brochuras e alguns prêmios importantes. Vicente Salles segue pesquisando e escrevendo com o mesmo cuidado e esmero com que recupera velhos manuscritos para que não se percam, por descaso, nem que sejam corroídos pelas traças e pelo tempo."